terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vale a pena comprar agora o carro dos seus sonhos?

O tempo para ­comprar o seu carro importado está acabando, jovem empreendedor. Parece propaganda de liquidação, mas é quase uma verdade. Nessa semana o Ministro da Fazendo anunciou o aumento do IPI – imposto sobre produtos industrializados- em 30%. O que isso quer dizer? Quer dizer que o valor do carro que não foi fabricado no Brasil aumentará em +/- 28%. Mas isso não quer dizer que se você for hoje comprar o seu BMW zerinho ele vai estar mais caro, vamos nos lembrar de que muitas montadoras e lojas têm carros nos seus estoques. Ou seja, provavelmente, até o estoque zerar os carros irão estar com o preço antigo.

Existem bons motivos para comprar agora o seu carro, além de aproveitar que ele ainda não esta com o imposto sobre o valor dele, você ainda pode acabar se beneficiando com esse aumento caso queira vendê-lo num futuro próximo.

O IPI não vale para todos os carros importados, apenas para os 65% da sua parte que são produzidos fora do país: “Serão gravados pelo aumento os automóveis que não cumprirem a exigência de empregar, na fabricação, pelo menos 65% de componentes produzidos por indústrias nacionais.”.

Obviamente essa medida foi para tentar frear a invasão e a falta de competitividade dos carros asiáticos, que chegaram oferecendo tudo por um preço ótimo. Um adendo é de que essa medida não vale sobre carros produzidos na Argentina e no México. Tudo bem que as opções dos carros produzidos nesses países são, em sua maioria, das quatro montadoras já bem conhecidas no Brasil: General Motors, Ford, Fiat e Volkswagen.

Muitos dizem que as vendas dos carros de alto padrão não mudará muita coisa, porém o empresário Henry Visconde, dono da rede de concessionária Eurobike, discorda disso: “O mercado de luxo vinha tendo um ótimo desempenho. Estávamos ampliando várias lojas e pensando em construir outras. Agora, estou repensando os investimentos (...) Vai ter impacto muito grande sim, é um aumento médio de 26%, é significativo”. Muitos dizem que o mercado deste tipo de carro não será muito afetado, pois os consumidores tem muito poder aquisitivo.

Outro argumento do Henry Visconde é de que esse segmento do mercado não tem muita concorrência aqui no nosso país, então não faz muito sentido aumentar o imposto sobre essa camada do mercado, já que a medida foi tomada para proteger a indústria e o mercado brasileiro, se a indústria não produz não tem o que proteger.

De qualquer forma essa decisão do governo ainda vai dar muito o que falar, já que a grande montadora BMW já decidiu que entrará na justiça contra o reajuste, alegando que qualquer alteração no IPI só pode entrar em vigor 90 dias após anunciada. 

Aguardem! Mais para frente novas noticias aparecerão.



____________________

Conteúdo gerado a partir das ideias do Jogo Negócio Sustentável
Outras postagens sobre o jogo: