terça-feira, 13 de março de 2012

Conheça profundamente o ramo em que você irá se aventurar, empreendedor.

Aposto que muita gente já conhece a historia de Robinson Shiba, o dono do China in Box. Robinson morou um ano no exterior, para estudar odontologia, e foi ai que ele viu uma tendência que logo iria vir para o Brasil: O delivery, o consumo de comidas prontas.

Shiba aprendeu sobre o ramo trabalhando nas áreas operacionais de restaurantes, como lavando pratos e fazendo entregas. Conheceu o negocio de dentro, viu os seus defeitos de perto e na hora que resolveu trazer para o Brasil ele já sabia o que precisava ser melhorado. 20 anos depois da inauguração da primeira loja em São Paulo a rede já conta com cerca de 150 lojas espalhadas pelo território nacional.

A história de Robinson deve servir de lição e inspiração para todas as pessoas que querem empreender, conhecer profundamente o negocio que você quer entrar. Não adianta apenas você ter paixão pela sua empresa, mas você tem que entender o ambiente interno e externo do ramo no qual você que entrar.

Conheça o chão que irá pisar. 

www.glamourpuss.blogspot.com

O que tem dentro de uma empresa que pode fazê-la crescer e o que pode derruba-la. Veja a sua concorrência como uma pessoa mais experiente que você ira substituir, ou seja, aprenda com ela, veja como ela chegou aonde chegou e siga o caminho, mas fazendo melhor. Alguns empreendedores se arriscam em mercados sem conhecer o que irá encontrar, esse é um erro que pode ser fatal para qualquer nova empresa.


Todas as pessoas que tem vontade de empreender sabem que é necessário arriscar, mas não vale a pena se arriscar sem ao menos aonde se irá pisar. Essa é dica de hoje do clube, tente descobrir tudo o possível sobre o caminho que deseja seguir para que as surpresas que vierem sejam apenas boas.