quinta-feira, 9 de junho de 2011

Riqueza

Riqueza. Essa palavra tem um significado muito interessante na cabeça das pessoas de cada parte do mundo. O brasileiro, em geral, por exemplo, a vê muito mais como um sonho do que uma ambição. O americano a vê como uma perseguição, uma meta, um alvo ao qual se pode alcançar.

Quando somos pequenos, aprendemos que a vida é dura e que o dinheiro é quase que uma relíquia em nossas mãos. "O trabalho será duro, então guarde o dinheiro para comprar o que precisa." É isso o que ouvimos. Peguemos um americano, em sua infância. Ele aprende que o dinheiro é pra conseguir e investir, não simplesmente guardar para comprar. A nossa ideia de dinheiro já é equivocada. É como se tivessemos medo do dinheiro. Não aprendemos que dinheiro pode atrair mais dinheiro, gerando riqueza.

Eike Batista, um brasileiro empreendedor e que sabe usar o dinheiro para atrair mais, diz:
"Empreender é enxergar uma oportunidade, uma boa ideia e tomar o risco de botar em prática, executá-la. E na parte de execução, entender que ela tem que ser engenheirada 360 graus. Você tem que pensar em todos os aspectos: Jurídicos, financeiros, pessoas...Enfim."

Claro que há brasileiros que entendem o valor de investir, e não simplesmente guardar para comprar. Mas isso ainda não acontece de forma ampla, talvez por condições políticas e em alguns casos, até culturais. Saber investir na felicidade é um ponto importante a refletirmos. Pouco a pouco, chegamos lá. "Confiança é um ato de fé", diria Carlos Drummond.

____________________

Conteúdo gerado a partir das ideias do Jogo Negócio Sustentável 
Outras postagens sobre o jogo: