quarta-feira, 22 de junho de 2011

O divertido Jogo Negócio Sustentável

O Jogo Negócio Sustentável é muito divertido e ótimo para empreendedores, pois se aprende muito sobre negociação, motivação, sustentabilidade entre outros atributos, sob a ótica diferente de como analisar a geração de riqueza.

Cada jogador tem um território para cuidar e torná-lo sustentável. As metas (pinos vermelhos) vêm dispostas na carta de negócios de cada jogador. Por exemplo, eu tenho 3 recursos naturais (pinos azuis) e na carta de negócios, tenho esses mesmos recursos adicionados a 3. Logo, a minha meta é 3, pois preciso dessa quantidade para atingir a minha meta.


Você pode negociar as outras moedas do jogo, como tecnologia, conhecimento, pessoas e talentos (dinheiro). Cada uma dessas moedas podem ser negociadas, mas há que se deixar o seu território sustentável. Então: Se tenho 2 conhecimentos, eu não posso trocar por tecnologia, pois, em verdade eu PRECISO de conhecimentos para tornar meu território mais sustentável neste quesito. Completada a meta, você pode escolher se fica ou se troca o território. Se ele está sustentável, você troca. Se não, continue com ele e negocie até que ele fique sustentável.

O Jogo Negócio Sustentável permite que o jogador consiga gerar riqueza a partir das cartas ou das circunstâncias envolvidas. Dessa forma, tem como recuperar territórios insustentáveis, a partir da própria troca de dinheiro por tecnologia, por exemplo. A negociação é livre.

O interessante desse jogo é que o planeta sempre é protegido. A ideia central é essa. Isso nos ensina muito. Quanto mais se joga, mais se sabe negociar. É como se você estivesse negociando na prática mesmo. Muitos empreendedores, alunos e pessoas que querem se relacionar melhor com o mundo, jogam esse jogo. É muito divertido e vale a pena o aprendizado que fica e que pode ser ampliado, dependendo da frequência com que se pratica.