terça-feira, 7 de junho de 2011

Por onde começa uma empresa

Uma empresa começa pela organização de cargos? Não. Começa pelo capital? Não. Começa pelo quê, então? Uma empresa começa pelo "eu". Se você não se conhece, não poderá conhecer as outras pessoas. Não poderá lhes dar liberdade para aquilo que podem ser. Para aumento da renda e os lucros de uma empresa, nada melhor do que o relacionamento.

Sabe por que tem tanta empresa com crises de intrigas e "disse que disse"? Por que as pessoas não sabem controlar o "eu" e daí então, começam a olhar o companheiro de uma forma que muitas vezes ele não é. É como se essas pessoas usassem óculos para enxergar o seus companheiro do jeito que quiserem. O maior erro é não assumir que somos imperfeitos e, pasmem, isso afeta muito o ambiente de trabalho.

Muita gente acha que psiquiatra é coisa de louco. Tolo engano. A saúde mental das pessoas anda defasada. É preciso precaução e humildade para que possamos nos engrandecer dentro e fora do ambiente de trabalho. Fomos acostumados a olharmos para o outro sem considerar as condições em que ele se encontra. Numa organização, ter espírito cooperativo muda tudo. Incorpore isso em seus funcionários e verá o quão melhor pode ser a vida profissional (que influenciará na pessoal).


____________________

Conteúdo gerado a partir das ideias do Jogo Negócio Sustentável 
Outras postagens sobre o jogo: