quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O que a máfia pode ensinar ao empreendedor.

FONTE: Revista EXAME


Estava no site da revista Exame: dez conselhos de mafiosos para gerir o seu negócio dentro da lei. Achei muito interessante esta ligação feita, afinal tem melhores empreendedores do que aqueles mafiosos dos anos 50?

Tudo bem que não era um exemplo de empresa a ser seguido, já que era ilegal, mas deu certo e eles conseguiram muito dinheiro, por isso, acho válido para um empreendedor, empresário, estudar a fundo as crenças e ideologias de alguns deles, pois algumas lições podem ser bem úteis para o mundo corporativo. Listei algumas das que achei mais interessantes e importantes.




- Ame o que você faz. Isso te trará felicidade e você conseguirá ter sucesso e riqueza por mais tempo. Afinal,  se você perceber todos os mafiosos tem certa idade e demonstravam prazer e executar as ordens dos chefões, se eles não fossem competentes e felizes não estariam mais naquele mundo.

-Exercite a sua memória. O motivo pelo qual você tem que fazer isso não é o mesmo pelo qual os mafiosos faziam, eles não faziam notas de nada para não acumular provas contra si mesmo.

- Confiar nas pessoas certas. Segundo um antigo integrante de uma “família”, pilhas de chefões já mataram pilhas ainda maiores de pessoas só para manter um segredo. No mundo empresarial vale o mesmo, se você não for de confiança, não souber ficar quieto, nunca será uma pessoa de confiança dos poderosos, logo não irá muito longe. Mas não ofereça o seu silêncio e confiança a pessoa errada.

- Respeite a cadeia de comando: Quando estiver em baixo respeite-a, quando estiver em cima fortaleça-a. Liberdade é bom, mas uma empresa sem comandante não tem muitas chances de ir longe.

- Inspire as pessoas ao invés de intimidá-las. Existem, no mundo profissional, muitos executivos que usam os seus cargos para intimidar os subordinados. Ás vezes por meio de uma motivação e uma liderança bem feitas os subordinados se sentirão muito mais inspirados do que se fossem ameaçados.

Todos nós sabemos que essa instituição que ascende a curiosidade de muita gente não foi nada limpa, mas nós não podemos negar que eles eram excelentes empresários. E quem viu O poderoso chefão sabe que o Vito Corleone no fundo tinha um bom coração e era uma homem de extrema sensatez.

Seguindo algumas dessas "dicas" você se tornará um empresário que fara propostas que não poderão ser negadas, sem precisar de uma arma na mão.



____________________


Conteúdo gerado a partir das ideias do Jogo Negócio Sustentável


Outras postagens sobre o jogo: