segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O empreendedor das batatas


Quando Wilson Poit tinha 14 anos, como todo jovem, pediu uma bicicleta ao se pai. Ele em resposta o deu um saco de batata. Agora você pode pensar: “Que pai sacana! Coitado do menino.”.

Para quem não entendeu, o trato era o seguinte: O Wilson vendia as batatas e ficava com o lucro. Com o dinheiro ele poderia fazer o que bem entendesse.

Aí nessa época surgiu o espírito empreendedor dentro dele. Ele se descobriu um vendedor nato.

Depois de passar por alguns empregos Poit decidiu abrir a sua empresa especializada em instalações elétricas. Alugou uma sala na Rua Frei Caneca e contratou uma secretária para anotar recados e telefones dos clientes.

No final de 1996 para 97 apareceu um trabalhou que plantou uma ideia na cabeça de Wilson. A empresa foi contratada para fazer as instalações elétricas de um show no interior de São Paulo. Os organizadores exigiram um gerador que fosse silencioso, para não comprometer o som do evento.

A dificuldade para encontrar o equipamento e o serviço do fornec
edor fizeram com que o Wilson começasse a pensar em fazer a empresa fornecer esse tipo de equipamento.

O novo ramo começou com apenas um caminhão e um gerador, isso em 1997. Hoje ele esta com mais de 300 geradores e com mais de 70 caminhões, os últimos dados de 2004 mostram um faturamento de 10 milhões de reais naquele ano.

Então, fica a dica, não peça dinheiro, com um sacos de batatas você pode ir mais longe e se tornar um grande empreendedor.