sexta-feira, 22 de julho de 2011

Recolocação profissional

Hoje vou falar de um assunto que uma hora ou outra, infelizmente, nós todos nos deparamos pelo menos uma vez nas nossas vidas, como  profissionais: Recolocação profissional. No momento em que nos desligamos de uma empresa, voluntariamente ou não, é muito difícil, complicado e delicado.

Segundo o headhunter Bernt Entchev: O melhor processo de recolocação começa quando ainda estamos empregados. Não entendeu? Quer dizer que enquanto estamos seguros em nossos empregos devemos prestar atenção e nos relacionar e trocar contatos com todos os tipos de pessoas que conhecermos. Algo como: “Quem tem amigos tem tudo.”O network é uma arma poderosíssima para empresários.

Outra coisa que não se pode esquecer é o marketing pessoal, não basta o profissional ser bom, ser produtivo, ele tem que aparentar ser produtivo, aparentar ser bom. É preciso se portar com os outros profissionais de forma que as suas qualidades sejam destacadas.

E uma ultima dica, talvez a mais importante, segundo o nosso caro “Bernt”, é ter o perfil de liderança . As empresas hoje pensam que a parte técnica todos somos capazes de aprender, basta ter vontade, porém relacionar-se bem com as pessoas do seu trabalho, ser um trabalhador pró-ativo e que saiba lidar com trabalho em equipe é um grande diferencial. Não precisa ser nenhum grande líder, nenhum imperador romano, basta conseguir lidar com as pessoas a sua volta. Mesmo por que um dia você pode precisar de uma indicação de alguma delas, e essa indicação pode definir o seu futuro.