sexta-feira, 20 de maio de 2011

A sustentabilidade de John Rockefeller

O homem mais rico da história dos Estados Unidos da América era um sujeito de pouco sorriso, muita fé religiosa e demasiada visão de negócios. John Davidson Rockefeller (1839 - 1937) nasceu em família humilde, em Nova York, mudando-se algum tempo depois para Cleveland, onde ele via, em 1860, uma ótima oportunidade para empreender. E ele empreendeu como poucos.

John D. Rockefeller

A Cleveland dessa época era uma das maiores produtoras de petróleo da América. Atentando-se a isso, o filho de mãe religiosa e de pai caixeiro viajante, John tratou logo de fazer aquilo que os empreendedores de sucesso fazem: Acreditou na possibilidade que tinha em mãos. Assim, a Standard Oil começou a crescer ano após ano, até conseguir o monopólio de 95% do mercado de petróleo.

Nos dias de hoje, John teria em torno de 190 bilhões de dólares, considerando a fortuna que possuía na época. Dizem os especialistas que a fortuna dele chega a ser 10 vezes a de que Bill Gates disponibiliza nos dias atuais.

Podemos identificar consciência sustentável em Rockefeller, mesmo o termo ser desconhecido em sua época. Entre 1890 e 1913 Ele destinou boa parte de sua fortuna à filantropia, além disso, fundou a Universidade de Chicago, um insituto de pesquisas médicas e uma importante fundação filantrópica, a fundação Rockefeller existe pelo bem estar da humanidade. Ele investiu em conhecimento e em pessoas, pensando no futuro delas.

Rockefeller morreu em Maio de 1937, em Ormond Beach, na Flórida. Sua demosntração de generosidade e atitude talvez sejam as maiores lições que ele deixa aos empreendedores de hoje.

Esperamos que o nosso texto de hoje, tenha de alguma forma lhe dado inspiração para que você acredite naquilo que quer!

____________________

Conteúdo gerado a partir das ideias do Jogo Negócio Sustentável 
Outras postagens sobre o jogo: