quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Startup: Pequenas dicas para começar

No site da revista “Pequenas empresas & Grandes negócios” tem um espaço reservado aos negócios startup. Para começar: O que é um negócio startup?
Normalmente são pequenas empresas com crescimento explosivo. Lideram a área em que atuam, com inovação e reformulação de ideias. Por exemplo, o Google.
Seguindo alguns passos é possível ver se a sua ideia de negócio se encaixa na definição de startup e como você pode fazer com que ela dê certo:

• Fazer uma análise profunda do mercado no qual se pretende entrar. Conhecer tanto os consumidores quanto os seus concorrentes. Mesmo quando se usa um produto já existente é necessário dar a ele uma dose de inovação, de modo a servir os consumidores que a concorrência não consegue atender. Quem sabe até “roubar” alguns clientes. “Vale checar ainda se é um modelo fácil de ser reproduzido. Se sim, então você corre o risco de ter seu espaço invadido por uma enxurrada de novos jogadores de uma hora para outra.”

• É bom seguir dois mantras pregados pelo escritor Eric Ries, velocidade e flexibilidade. Velocidade para perceber mudanças no mercado, surgimento de novos concorrentes, a agilidade de interpretação do empreendedor pode definir o rumo da empresa. Não se pode esquecer a ideia principal: Inovar! E acima de tudo nunca pode se ter medo de mudar.


• Não tenha medo de pensar globalmente, tente pensar no mundo como o seu campo de atuação. Pensar em uma solução universal, isso pode atrair mais investidores.

• Networking! Converse, monte o plano de negócios e o apresente para pessoas que possam se interessar em ajudá-lo, que possam investir e até mesmo querer entrar como sócio na sua empresa. Tenha contatos e as pessoas certas para te ajudar, dificilmente você conseguirá fazer tudo sozinho.

Seguindo esses passos e com uma ideia útil é difícil algo dar errado. Sem duvida ferramentas mais importantes para que tudo comece a andar nos trilhos são: Paixão e Comprometimento.


____________________

Conteúdo gerado a partir das ideias do Jogo Negócio Sustentável 
Outras postagens sobre o jogo: